Quem sou eu

Minha foto
Sou M. Fernandes e pretendo fazer desse espaço um diário de diversas experiências vividas. Aqui você pode deixar seus comentários, contar fatos semelhantes, sugerir assuntos e até iniciar uma discussão sobre algo. Seja bem vindo(a)!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Não entre na freqüência dos que procuram te tirar do seu eixo.

 Coloque o EGO de lado

Não aceite provocações. Não leve para o lado pessoal.

Tome a iniciativa de encerrar qualquer discussão.

Não leve adiante qualquer bate-boca.

O que o diálogo fraterno não resolve a discussão complica.

O silêncio e o tempo são os grandes aliados da verdade.

Não queira impôr a sua verdade a ninguém.

Seja flexível e aja de acordo com o que acredita.

Consome-se muita energia em discussões inúteis.

Lembre-se que cada pessoa é um Universo.

Se alguém te interpreta equivocadamente, não se explique além do necessário.

Não entre na freqüência dos que procuram te tirar do seu eixo.

Ao invés de descer ao nível do agressor, faça-o subir ao nível do amor.

(Autor deconhecido)



     Ao ler esta mensagem, me perguntei: Por que não recebi isso antes?

     Parece que estamos sempre, dia após dia, querendo impôr nossas verdades, como eternos vendedores, que usam os "imperativos" para vender seus produtos. Porque tentamos nos explicar tanto quando alguém nos entende mal, e mais do que isso, não sossegamos enquanto o outro continuar a não concordar?

    Acho que nessas horas o EGO fala mais alto e não nos permite enchergar que uma discussão não vai nos levar a lugar algum.

    Podemos usar o bom senso para saber qual é o limite entre um diálogo e uma discussão, e chegando próximo ao limiar da conversa, o melhor a fazer é realmente desviar o assunto, antes que este leve a uma "briga".

   Difícil é quando as pessoas parecem buscar, na discussão, um alimento ao seu próprio ego e só finalizam a sessão quando se torna algo sem sentido, fútil, desrespeitoso.

   Agora você deve estar se pensando: "Ahhh, mas eu não tenho sangue de barata!" Na verdade, nem eu!!! Apesar de uma amiga dizer, sobre mim: "Você vai para o céu, tem olhar de paisagem quando algo escandaloso está acontecendo e não desce do salto..." Não, não! Desço sim e ainda seguro o salto na mão para atacar quem está me perturbando, quem conseguiu me tirar do sério, o que realmente é difícil, sou paciente até demais! Mas tudo tem limite!

   Quem sabe agora eu imprima as recomendações desse autor desconhecido e deixe permanentemente em minha bolsa, para que eu leia quando estiver a ponto de explodir? Pode ser uma saída! Ou então dou uma lida nessas pequenas frases, todos os dias, ao acordar? Quem sabe?

   Brincadeiras à parte, independente de saber o motivo pelo qual o outro quer lhe tirar do sério, ensine-o! Ensine-o a ser alguém melhor, ao ficar em silêncio, ao permitir que o outro se escute diante do silêncio deixado por você.

   E o "amor", citado no final do texto? Vou tentar colocar em prática com os adultos, mas com as crianças, uma de minhas tentativas é substituir a bronca ou o grito por um beijo, um abraço, e na maioria das vezes, percebo que funciona, para alguns, imediatamente, e para outros, progressivamente. Parecem ser desarmados. Fazer com que o outro se sinta amado também alimenta ao ego (de ambas as partes). Acho que essa é uma maneira fraterna e inteligente de evitar que seu dia ou momentos prazerosos sejam destruídos!

M.Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui deu comentário,curiosidade ou sugestão. Volte sempre!