Quem sou eu

Minha foto
Sou M. Fernandes e pretendo fazer desse espaço um diário de diversas experiências vividas. Aqui você pode deixar seus comentários, contar fatos semelhantes, sugerir assuntos e até iniciar uma discussão sobre algo. Seja bem vindo(a)!

sábado, 16 de abril de 2011

"Que ninguém encontre defeitos nos outros. Que ninguém examine as omissões e faltas alheiras. Mas que analise seus próprios atos, os que fez e os que deixou de fazer". (Dhammapada)



Mas que difícil missão!

Todas as vezes, após fazer uma crítica a alguém, fico me perguntando se realmente tenho razão. Bate uma consciência pesada daquilo que pensei ou falei. Seria apenas minha impulsividade tomando conta de meus pensamentos ou realmente tenho razão? Não sei. Pode ser apenas uma aviso de minha consciência de que ninguém é perfeito, inclusive eu, que também tenho muitos defeitos, e que preciso ser tolerante com os outros.


A algum tempo atrás, sempre que conhecia alguém, a primeira coisa que tentava descobrir nela eram seus defeitos. Diante disso, analisava se eram falhas grotescas ou se eram apenas erros bobos. Mas que forma cruel de analisar o outro! Pois é, hoje já penso de outra forma, antes procuro as qualidades e procuro valorizá-la, me encantando por algo na pessoa a quem estou conhecendo. Assim, qualquer defeito que eu possa descobrir posteriormente, não tem tanto peso diante de seus atributos.


Hoje, portanto, pareço menos crítica do que antes, acho que é um sinal de maturidade. Mas ainda acho que estou muito longe da perfeição...

M.Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui deu comentário,curiosidade ou sugestão. Volte sempre!